sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Uma Tentativa de Mensuração da Relação entre Valor de Mercado e Sustentabilidade Empresarial nas Ações Listadas no ISE da Bovespa

Empresas sustentáveis podem incorporar atributos de continuidade e com isso reduzir seu custo de capital. Logo, o valor de mercado pode aumentar e ser explicado pela sustentabilidade. Nesse contexto, este trabalho identifica a pergunta de pesquisa: Como mensurar a relação entre Valor de Mercado e Sustentabilidade Empresarial?

Para encontrar uma reposta elabora-se a seguinte proposição: A relação entre Valor de Mercado e Sustentabilidade Empresarial pode ser mensurada ao aplicar uma regressão linear cuja variável dependente, Valor de Mercado, é explicada pelo Valor Contábil, Desempenho Econômico, Social e Ambiental. A metodologia utilizada por este trabalho refere-se à estratégia Pesquisa Estudo de Caso tratando-se de uma “Pesquisa Estudo (incorporado) de Casos Múltiplos (tipo 4)”.

Foram analisadas 32 empresas com ações listadas no ISE 2005 e 2006. Como proxy para desempenho econômico utilizou-se a metodologia EVA® e para desempenho social e ambiental a informação sobre a manutenção de ações sociais e ecológicas.

Nota-se que a equação de regressão linear VM = β0 + β1VCi + β2DEi + β3DAi + β4DSi + еi tem capacidade de mensurar a relação entre Valor de Mercado e Sustentabilidade Empresarial. Os resultados da regressão linear, apesar das limitações, indicam que somente o bottom line econômico da Sustentabilidade Empresarial é capaz de explicar o Valor de Mercado.

Resumo de artigo publicado pelos Prof. Me. Cássio L. Vellani,
Me. Andrei Albuquerque, e Prof. Tutor Eduardo Chaves


Nenhum comentário:

Postar um comentário