segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Tire suas dúvidas sobre os cursos a Distância da Faculdade Interativa COC

Especialista esclarece principais questionamentos sobre Educação a Distância

Jeferson Fagundes é Diretor de Educação à Distância do COC. Fagundes responde, abaixo, as principais dúvidas sobre cursos de EAD e a dinâmica da Faculdade Interativa COC, com vestibular agendado para 29 de novembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de novembro.

1) Como funcionam os cursos de Educação a Distância no COC? Quando foram implantados?
Jeferson Fagundes: O COC foi credenciado pela Portaria Ministerial n. 2969 de 29 de agosto de 2005 para a oferta de cursos superiores a distância e para a oferta de cursos de pós-graduação a distância pela Portaria Ministerial n. 2310 de 6 de agosto de 2004.
A Faculdade Interativa COC – FIC oferece os cursos de graduação de Licenciaturas em Pedagogia: Gestão Escolar, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil; Letras: Português/Inglês; Letras: Português/Espanhol; Bacharelados em Administração, Ciências Contábeis, e ainda em parceira com o Centro Universitário Newton Paiva os cursos de Filosofia, Serviço Social e Gestão da Tecnologia e Informação.
Para o ano de 2010 ofereceremos o Curso de bacharelado em Turismo.
No âmbito da pós-graduação lato sensu oferecemos os cursos de:
• Educação a distância;
• Gestão Educacional
• Direito Empresarial e Relações com o Mercado;
• Direito Processual Civil;
• MBA em Administração Geral;
• MBA em Finanças e Controladoria
O acompanhamento (credenciamento, autorizações e recredenciamento) para as Instituições que oferecem cursos na modalidade a distância são realizados pelo ministério da educação- MEC, por meio da Secretaria de Educação a Distância - SEED.



2) Como funciona o sistema? Há aulas presenciais? Quantas vezes por semana? Como funciona o atendimento ao
aluno ?

Jeferson Fagundes: Os cursos são 20% presenciais, em telessalas, e 80% a distância. Uma vez por semana o acadêmico assiste às aulas interativas, que são transmitidas em tempo real pelo professor da disciplina, via satélite, a partir da sede, localizado em Ribeirão Preto/SP. Este é o momento em que os acadêmicos podem participar ativamente por meio de perguntas, socializando suas idéias. O material impresso é o suporte didático que possui o conteúdo das aulas, é entregue para o acadêmico, gratuitamente no início de cada semestre, e está organizado de acordo com as aulas previstas. A aprendizagem também é realizada por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (portal acadêmico) que possui ferramentas de interatividade como fóruns e chats (plantão on-line), além de mural, textos complementares, bem como tutoria eletrônica (realizada também pelo professor interativo que assume a função de tutor a distância) para esclarecimentos de dúvidas nos momentos de auto-estudo.

O aluno é avaliado pela seguinte composição:
Participação nas Atividades proposta aos acadêmicos; Participação Eletrônica contempla o acesso e a participação em fóruns, bem como o acesso aos materiais disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem- AVA (Portal Acadêmico) para o auto-estudo; Provas Eletrônicas e Provas Presenciais.
Atualmente estão matriculados 24.500 alunos de graduação e 1.600 de pós-graduação atendidos por 214 (duzentos e catorze) professores. O quadro de tutores presenciais é composto de aproximadamente 600 profissionais distribuídos nos 146 polos no Brasil. Cada tutor presencial acompanha nos polos uma turma com no máximo 50 alunos.



3) Entre as tendências e novidades para 2010 dos cursos EAD do COC, quais os principais apontamentos em cursos ou em equipamentos?
Jeferson Fagundes: A novidade para 2010 será o oferecimento do curso de bacharelado em Turismo, considerando a necessidade de qualificação de recursos humanos para o País que sediará a Copa do Mundo de 2014, Jogos Mundiais Militares em 2011 e Olimpíadas em 2016. Novos programas de Pós-Graduação, além diversos nivelamentos e mini-cursos específicos, como exemplo, Projeto Língua Brasileira dos Sinais, na área de informática, tanto para os acadêmicos quanto para a comunidade.



4) Qual o custo médio dos cursos?
Jeferson Fagundes: Os investimentos nos cursos são menores que os cursos na modalidade presencial. Em média a mensalidade fica em torno de R$193,00 (cento e noventa e três reais) quando o pagamento é efetuado no vencimento.



5) Em relação à aceitação no mercado de trabalho, o aluno graduado pela EAD tem as mesmas possibilidades do que um aluno da graduação presencial? O diploma tem validade como de outras graduações ou há alguma restrição?
Jeferson Fagundes: As pesquisas têm indicado que a aceitação no mercado de trabalho é igual ou maior no que se refere aos profissionais oriundos de cursos na modalidade a distancia. Aos poucos o empresariado brasileiro tem acesso aos nossos formandos e pode constatar a competência destes profissionais. O Ministério da Educação que é o órgão maior de regulação e regulamentação da educação no Brasil não faz qualquer distinção entre os cursos presenciais e a distancia. A empresa ou órgão público que fizer quaisquer restrição aos alunos de cursos de ensino a distancia estará ferindo a Constituição Federal.



6) Como saber qual o pólo mais próximo do meu município? Há alguma restrição para matrícula em alguma parte do Brasil?
Jeferson Fagundes: O nosso endereço na internet www.estudeadistancia.com traz a relação de todos os polos regularmente credenciados e aptos a oferecer os cursos. Não existe nenhuma restrição para a matricula nos polos da FIC.



7) Há um acompanhamento sobre o desempenho dos alunos de EAD no mercado de trabalho?
Jeferson Fagundes: No mês de outubro de 2009 formamos a primeira turma do curso de Licenciatura em Letras, todos os nossos alunos estão ocupando seus lugares no mercado de trabalho.



8) Onde encontrar informações sobre o vestibular, cursos e inscrições sobre os cursos EAD do COC?
Jeferson Fagundes: O nosso endereço na internet www.estudeadistancia.com traz todas as informações sobre o processo seletivo. O próximo vestibular será no dia 24 de janeiro de 2010.


7 comentários:

  1. Acho muito importante a educação à distância, ela sociabiliza o conhecimento e o leva a lugares distantes dos grandes centros. Gostaria de estudar na EAD!

    ResponderExcluir
  2. Sou aluno de Pedagogia do COC, EAD, no pólo de Mauá-SP. E recomendo o curso para quem quiser fazê-lo.

    E se alguém espera moleza, pode desistir, porque é puxado e feito para aprender.

    ResponderExcluir
  3. Porquê não abriu vestibular para o curso de Serviço Social em 2010?

    ResponderExcluir
  4. estou tendo muita dificuldade com o ensino a distancia

    ResponderExcluir
  5. como faço para me comunicar com alunos do primeiro periodo de pedagogia da faculdade coc do espirito santo vitoria.

    ResponderExcluir
  6. Fernando O. Cláudio9 de julho de 2010 às 04:57

    Estou ansioso para começar a estudar. Sei que o curso é puxado, e que em alguns casos alunos do EAD são mais dedicados que alunos presenciais. Quero fazer a diferença, vou cursar com muito amor e carinho.

    ResponderExcluir